Melasma: pilares para o tratamento

Reprodução: Freepik

O melasma é um distúrbio de pigmentação caracterizado pelo surgimento de manchas na pele de tom amarronzado. Ele geralmente aparece nas bochechas, na testa e no buço, mas também pode surgir em outras áreas como o colo e os braços. Esse problema atinge muitas mulheres e pode ser agravado durante a gravidez, incomodando a aparência de quem deseja uma pele uniforme e bem iluminada.

Por que o melasma aparece?

O surgimento do melasma está relacionado a certos fatores, como a exposição ao sol e ao calor, principalmente sem proteção. Isso ocorre por conta da luz ultravioleta que estimula os melanócitos, as células que produzem melanina, pigmento que dá cor à pele.  Outras causas que influenciam as manchas na pele são as alterações hormonais causadas pela gravidez, uso de pílulas anticoncepcionais, entre outras condições.

Conheça as melhores formas para tratar o melasma:

Reprodução: Freepik

Fotoproteção

A fotoproteção é um dos pilares mais importantes para o tratamento, ela tem um efeito de proteção contra os raios solares. Pessoas que sofrem de melasma devem aplicar um filtro solar potente, físico e químico, com FPS alto nas regiões afetadas.

Peeling

Ele trabalha em um processo de clarear a pele de forma gradual e até mais rápido do que os cremes. Além de promover a renovação da pele, por meio de agentes indutores físicos ou químicos de descamação, o tecido velho é removido, apresentado um desenvolvimento natural de regeneração da pele.

Existem diversos tipos de peelings, alguns mais superficiais (e mais seguros) e outros que atingem camadas mais profundas da pele.

Cremes

Os mais indicados são à base de hidroquinona, ácido glicólico, ácido retinóico e ácido azeláico. Os resultados demoram cerca de dois meses para começarem a aparecer. Esse é um tempo para estabilizar a condição e impedir que mínimas exposições façam retornar o pigmento que pode ser de muitos meses ou anos. Dessa forma, o paciente com essa condição necessita de tratamento e fotoproteção constante.

Lembrem-se: o tratamento rápido não é um método que funciona com todos.

A prevenção 

A maior prevenção para o melasma é a proteção solar, mesmo que o dia esteja nublado ou chuvoso. Evite exposição excessiva ao calor, esfrie a pele sempre que puder. Para isso, você pode utilizar uma água termal. Ainda, aposte em produtos antioxidante, que previnem os danos causados pelos radicais livres na pele.

Sair da versão mobile