Que papéis desempenham a natureza e a exposição ao ambiente natural para melhorar nossa saúde? Sabemos que passar tempo na natureza nos faz sentir bem, mas isso afeta de forma mensurável nosso bem-estar? Continue lendo e descubra.
Natureza impacta a saúde
O banho na floresta, ou Shinrin-yoku , como é chamado no Japão, é uma técnica de passar o tempo na natureza. As pessoas que praticam banhos na floresta têm funções ótimas do sistema nervoso, condições cardíacas bem equilibradas e distúrbios intestinais reduzidos. Além disso, atividades ao ar livre diminuem as chances de desenvolver problemas de visão e pessoas que se exercitam ao ar livre ficam menos cansadas e têm menos chances de sofrer de obesidade e doenças relacionadas. Há também pesquisas científicas indicando que, ao estimular a produção de proteínas anticâncer, caminhadas frequentes na natureza ajudam os pacientes a lutar contra doenças terminais. Embora esta seja uma pesquisa em andamento e evidências mais firmes sejam aguardadas, essa sugestão é forte o suficiente para provar os benefícios de estar ao ar livre.
A natureza melhora o bem-estar psicológico
A natureza ajuda na regulação emocional e melhora as funções da memória. Caminhadas pela natureza também beneficiam pessoas que sofrem de depressão. Estudos demonstraram que pessoas que sofrem de transtornos depressivos leves a graves apresentam melhora significativa do humor quando expostas à natureza. Não só isso, mas elas também se sentiram mais motivadas e energizadas para se recuperar e voltar à normalidade.
Passeios na natureza e outras atividades ao ar livre geram atenção e foco. Existem evidências que indicam fortes conexões ambientais relacionadas a melhor desempenho, maior concentração e chances reduzidas de desenvolver o Transtorno de Déficit de Atenção. Um estudo da Universidade do Kansas/EUA descobriu que passar mais tempo ao ar livre e menos tempo com nossos dispositivos eletrônicos pode aumentar nossas habilidades de resolução de problemas e melhorar nossas habilidades criativas.
- Água termal: o que é e como usar
- Rotina matinal: o que você deve evitar ao acordar
- Microagulhamento: o caminho para uma pele mais saudável
Gratidão
Psicólogos argumentam que há um componente de valor agregado à relação homem-natureza. Ao ficarmos próximos da natureza, nos sentimos mais gratos pelo que ela tem a nos oferecer. Ver as maravilhas do mundo exterior alimenta automaticamente dentro de nós o desejo de protegê-la.
Respirar na natureza nos dá uma consciência sensorial saudável. Quando passamos tempo ao ar livre, estamos mais atentos ao que vemos, ouvimos, cheiramos e sentimos.
Com todos esses benefícios, provavelmente não é surpresa que algo sobre a natureza nos faça sentir mais vivos. Estar ao ar livre nos dá energia, nos torna mais felizes, nos ajuda a aliviar o estresse diário de nossas vidas sobrecarregadas, abre a porta para a criatividade e nos ajuda a ser gentis com os outros. Qual sua desculpa para não sair por aí e aproveitar tudo o que a natureza tem a nos oferecer?