Vinícolas na Serra Gaúcha: sofisticação e tradição

Turismo e gastronomia com muito charme

Conheça cinco Vinícolas Gaúchas e organize o roteiro da sua próxima viagem. Cheers!!!

Vinícola Aurora

No dia 14 de fevereiro de 1931, dezesseis famílias de produtores de uvas do município de Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha, reuniram-se para lançar a pedra fundamental do que viria a se transformar no maior empreendimento do gênero do Brasil: a Cooperativa Vinícola Aurora. Um ano mais tarde, já contabilizavam a produção coletiva de 317 mil quilos de uvas e fixavam a base de um empreendimento destinado não só a ser o maior, mas também um dos mais qualificados tecnologicamente.
Hoje, bem no coração de Bento Gonçalves, a Vinícola Aurora é a maior do Brasil. O número de famílias que se associaram à cooperativa ultrapassa 1.100, sendo a produção orientada por técnicos que, diariamente, estão em contato com o produtor – fornecendo-lhe toda a assistência necessária. A equipe técnica se responsabiliza pelo acompanhamento permanente do processo industrial e pela qualidade final dos produtos, sempre com a atenção voltada para o desenvolvimento de uma tecnologia de ponta.
A conquista da posição que ocupa há mais de duas décadas foi possível graças à constante modernização de seu parque industrial, à alta tecnologia de suas unidades e aos rigorosos padrões exigidos nos processos de produção. O cuidado extremo com a rotina produtiva, observado a partir da plantação das mudas ao engarrafamento do produto, faz parte da receita de crescimento constante do empreendimento durante todos esses anos. Informações para visitação AQUI.

Vinícola Salton

Ao longo de mais de 100 anos de história, a Vinícola Salton vem marcando sua trajetória com inovações constantes, onde a prioridade é colocar no mercado produtos competitivos e com alta qualidade. Os vinhos e espumantes finos são o foco principal da empresa e, por isso, os investimentos na qualificação das uvas, treinamento dos fornecedores, tecnologia de ponta e mão de obra especializada, tem sido uma constante.
Em sua unidade de Bento Gonçalves são elaborados os vinhos e espumantes que conquistaram o Brasil. Atualmente, a empresa tem capacidade para armazenar 25 milhões de litros em 330 tanques de aço inox e 1700 bordalesas. Já em suas caves, 200 mil garrafas de espumantes, elaborados pelo método champenoise, e vinhos finos descansam aguardando o momento certo de serem comercializados.
Assim é a Vinícola Salton: uma empresa administrada pela terceira e quarta geração da família, que tem seu segredo de longevidade intimamente ligado ao espírito empreendedor e à sua filosofia, que é a de elaborar produtos saudáveis e de alta qualidade. Todos os detalhes sobre visitação na Vinícola Salton você encontra AQUI.

Miolo

A paixão pelo mundo fascinante do vinho é facilmente explicada pela história da família Miolo que, além de trabalhar na vitivinicultura desde a chegada de Giuseppe no Brasil em 1897, inova ano após ano. Uma das fundadoras do projeto Wines of Brasil, a Miolo Wine Group é a maior exportadora de vinhos do Brasil e a mais reconhecida no mercado internacional. A produção dentre as 4 vinícolas do grupo soma, em média, 10 milhões de litros por ano numa área cultivada de vinhedos próprios com aproximadamente 1.000 hectares.
Miolo é sinônimo de qualidade. Cada garrafa produzida passa por um trabalho incansável para que sejam dignas da assinatura Miolo. Com uvas produzidas em terras próprias e profissionais altamente capacitados envolvidos em todo o processo de elaboração, ao adquirir um rótulo da família Miolo você estará adquirindo também uma experiência única. Clique AQUI e saiba como visitar a Vinícola Miolo.

Vinícola Casa Valduga

A Vinícola Casa Valduga dedica especial atenção à elaboração dos espumantes e foi uma das primeiras vinícolas brasileiras a dominar e desenvolver o método champenoise de vinificação. Hoje possui a maior adega de espumantes da América Latina e investe em produtos com padrão de excelência já reconhecidos internacionalmente. Os tintos de guarda amadurecem em barris de carvalho franceses e americanos e no final do período passam para a cave apropriada, adquirindo um fino bouquet. Já os brancos repousam em tanques de aço inox durante curto período, para que mantenham os seus aromas primários e possam ser consumidos ainda jovens. A Casa Valduga também construiu o primeiro Complexo Enoturístico do Brasil e hoje é uma das maiores atrações do Vale dos Vinhedos, no município de Bento Gonçalves, a 120 quilômetros de Porto Alegre. Ao lado da Vinícola, instalou restaurantes e aconchegantes pousadas, com vista para os parreirais. Um lugar cercado de montanhas, a 671 metros de altitude e que guarda o encanto da cultura do vinho. Detalhes sobre visita estão AQUI.

LEIA +

Chandon

A Chandon fica localizada no nordeste do estado do Rio Grande do Sul, a 110 quilômetros de Porto Alegre, na pequena cidade de Garibaldi conhecida pela qualidade de suas uvas e pelo alto potencial para a elaboração de vinhos espumantes de qualidade. Assim como a França tem na região de Champagne o Terroir ideal para o nascimento de seus famosos champagnes, o Rio Grande do Sul tem nas serras sua vocação para os melhores espumantes.
Em 1973 a Chandon do Brasil foi inaugurada em Garibaldi e a empresa é líder absoluta no segmento de vinhos espumantes naturais de luxo. A Chandon também é produzida na Argentina, Califórnia, Austrália, Índia e China. Para mais informações, clique AQUI.

Aprecie com moderação! ??

Sair da versão mobile