Os antioxidantes proporcionam benefícios não só para a pele mas para a saúde do corpo como um todo.
De acordo com a nutricionista, Marisa Coutinho, da rede de Hospitais São Camilo de São Paulo, os alimentos antioxidantes são aqueles que possuem diversas substâncias, entre elas vitaminas e minerais, capazes de neutralizar os radicais livres e proteger as células de sua ação danosa. Ou seja, os alimentos antioxidantes possuem um efeito detox no organismo, evitando envelhecimento e garantindo a qualidade da pele. Frutas, vegetais, grãos, flores, chás e até o vinho são bons exemplos de fontes destes compostos.
Benefícios para a pele
Ao respirar, enviamos oxigênio para as células do corpo para a produção de energia, num processo conhecido como metabolismo oxidativo. Em cada etapa desse processo, se formam subprodutos. Cerca de 5% desses subprodutos podem ser tóxicos para as células se houver grande concentração, os chamados radicais livres. “Seu ataque frequente pode levar ao desenvolvimento de câncer em longo prazo, além de doenças cardiovasculares, neurológicas e diabetes. Além disso, os radicais livres também agridem a pele”, explica Marisa.
Por isso, os alimentos antioxidantes possuem uma importante ação para prevenir problemas na pele. “Estes alimentos ‘neutralizam’ os radicais livres formados, prevenindo assim, além das doenças, o envelhecimento precoce e o aparecimento de manchas, rugas e flacidez”, explica a nutricionista.
5 alimentos antioxidantes
Abaixo, a nutricionista listou alguns alimentos antioxidantes para ajudar no detox do organismo e garantir a prevenção de problemas na pele. Confira:
Alimentos ricos em selênio – ajudam a prevenir o envelhecimento precoce. Está presente nos peixes, cereais, ovos e castanha-do-Pará.
Alimentos ricos em vitamina C – ajudam a retardar o processo de envelhecimento, pois agem contra os radicais livres, além de participar na formação do colágeno. É encontrada na laranja, limão, acerola e vegetais verde escuro.
Alimentos ricos em vitamina E – também ajudam a retardar o processo de envelhecimento precoce. Está presente em óleos vegetais, sementes oleaginosas como as nozes e castanhas.
Azeite – também com função antioxidante, diminui o ressecamento e ajuda na cicatrização e na redução de inflamações como cravos e espinhas.
Alimentos que devem ser evitados
Alimentos ricos em gorduras (frituras, carnes gordurosas) – aumentam o trabalho das glândulas sebáceas.
Alimentos enlatados, pois são ricos em aditivos químicos que podem gerar desequilíbrios no organismo.
Excesso de açúcares – com excesso de açúcares, o organismo produz mais insulina para “guardar” esta glicose e esse aumento na fabricação de insulina ocasiona em uma produção maior de hormônios que levam à acne.
Excesso de sal – além de levar a uma hipertensão, quando associado ao baixo consumo de água, propicia uma desidratação do organismo.
Excesso de bebidas alcoólicas – também leva a desidratação do organismo, além de serem pobres em nutrientes.
Fonte: Saúde da Saúde.