Você já ouviu falar dos radicais livres? Sabia que eles possuem uma relação estreita com o envelhecimento precoce da pele? Acompanhe o artigo e fique por dentro para saber como evitá-los ao máximo.
O radical livre nada mais é do que uma molécula que perde o equilíbrio em sua quantidade de elétrons quando uma outra molécula captura seus elétrons para equilibrar-se. A molécula que perdeu elétrons se torna oxidada.
O problema é que isso gera uma reação em cadeia. A molécula que perdeu seus elétrons vai precisar roubar de um terceiro para voltar a ficar com sua quantidade estável. Essa terceira molécula vai atacar outra e assim por diante, sucessivamente. Essa presença de radicais livres é uma das principais responsáveis por doenças degenerativas, como a catarata e o diabetes.
E a minha pele com isso?
Acabamos de falar que a oxidação é responsável por doenças degenerativas. O envelhecimento da pele nada mais é que a degeneração de células do tecido fibrosos e do colágeno, que é a substância que dá sustentação à pele.
O que causa os radicais livres?
O processo de oxidação que dá origem aos radicais livres, principalmente na pele, acontece por conta da constante exposição aos raios ultravioletas, mas também devido ao vício em cigarro, pela poluição e até por estresse.
Por conta disso, é sempre importante ter cuidado com a exposição solar, manter-se sempre hidratada e cortar o vício em cigarro e bebidas alcoólicas, que também estimulam a criação de radicais livres.
Nossos amigos, os antioxidantes
Você já deve ter ouvido essa palavrinha por aí. Os antioxidantes são substâncias que retardam ou até inibem a oxidação, deixando as células saudáveis e prevenindo a ação dos radicais livres. Os antioxidantes mais conhecidos são os alimentos ricos em vitamina A, como a batata e a cenoura, em vitamina C (acerola, laranja, morango) e em vitamina E (avelãs e castanhas).
Além dos alimentos, há também vários cosméticos que se utilizam de substâncias com ação antioxidante. No caso da prevenção do envelhecimento da pele, destacam-se o ácido ferúlico e a niacinamida, que previne também acnes e manchas.
Fonte: Mulher.