O sono da beleza: dormir bem pode fazer maravilhas na pele

A qualidade do sono interfere na saúde? Saiba tudo.

Ah, quem não gosta de dormir? Todos nós precisamos de oito horas de sono por dia, em média. Ele nos permite descansar corpo e mente para acordarmos no dia seguinte com disposição e eficiência na realização das atividades cotidianas.

Você sabia que não dormir o suficiente e/ou não possuir noites de sono de qualidade pode desencadear problemas de saúde? Memória, criatividade, rendimento e estabilidade emocional são afetadas, o que torna seu organismo suscetível a desenvolver algumas doenças.

COMO O SONO AFETA SUA PELE

A pele sofre diretamente os efeitos da falta de sono. Enquanto você dorme, os níveis de cortisol, hormônio responsável pelo estresse, diminuem para que a pele se regenere. Altos níveis desse hormônio no seu corpo podem interferir nessa recuperação e acabar ocasionando problemas como a acne e o envelhecimento precoce.

É durante o sono, também, que as células produzem mais antioxidantes protetores para combater os ataques diários sofridos pela nossa pele, inclusive os causados pelos radicais livres dos raios UV, afetando a capacidade da pele de se proteger deles. Além disso, dormir pouco deixa sua epiderme seca e sensível, porque promove inflamações e disfunções na barreira protetora da pele.

DURMA BEM E SEJA MAIS FELIZ

Você já deve ter percebido alguns sintomas quando dorme pouco ou mal, como a fadiga, a irritabilidade e a dificuldade de concentração. Mas sabia que uma noite de sono ruim pode até afetar nossa tomada de decisões? Segundo estudos realizados pelo pesquisador Sean Drummond, da Universidade da Califórnia, quando estamos cansados temos dificuldade para determinar o que é mais importante e até pequenas decisões ganham gravidade exagerada. Além disso, quando você não descansa adequadamente, os distúrbios do humor podem aparecer de diferentes maneiras, como o estresse e a ansiedade.

A QUALIDADE DO SEU SONO AFETA SUA SAÚDE

Quando você dorme pouco, seu organismo fica mais vulnerável a infecções, pois seu corpo não tem tempo suficiente para se recuperar e suas defesas ficam baixas. A falta de sono também pode ser um dos motivos pelo qual você está engordando. Estudos já identificaram que dormir pouco prejudica a queima de gordura. Porém, além disso, os níveis de açúcar no sangue se desregulam e levam o corpo a produzir menos lepitina, um hormônio que desacelera o apetite, e mais grelina, que aumenta a fome.

Fonte: Cpaps.

 

Sair da versão mobile