Vantagens de produtos livres de álcool

Um deles está ligado aos ácidos graxos, que são gorduras

Reprodução: Freepik

A busca por cosméticos sem álcool tem aumentado, e entender o que é e para que serve pode não ser um trabalho simples, mas é importante saber o que se coloca na pele. O álcool é uma classe de molécula química, e o mais usado nas indústrias de cosméticos é o etanol, ele é o responsável pelos produtos em gel e líquidos, que evaporam rapidamente na pele.

Portanto, há outros tipos de álcoois, um deles está ligado aos ácidos graxos, que são gorduras, o que torna ingredientes variáveis ao combinar tanto com substâncias que se ligam a água, como as que se ligam em gorduras, formando uma consistência cremosa. Um exemplo de uso comum é o álcool cetílico e álcool cetoestearílico.

 

Qual a sua função nos cosméticos?

Isso depende do tipo de álcool usado nos produtos. Um exemplo é o etanol, como dito anteriormente, ele é o mais usado em cosméticos e como função facilita a entrada de um ativo na pele, auxiliando no ‘desengorduramento’ cutâneo por romper a ligação entre as células das camadas superficiais da pele e tendo como resultado o dever adstringente e/ou solvente.

Além disso, o álcool ainda é considerado um ótimo conservante, para impossibilitar a evolução de fungos e bactérias. Portanto, também é muito importante ficar de olho em certas fórmulas, pois pode irritar o rosto de quem sofre com sensibilidade e acaba causando ressecamento, já que diminui a umidade natural da derme.

Reprodução: Freepik

Produtos com álcool podem deixar a pele desidratada?

Há tipos de álcool que causam ressecamento, isso acontece porque é capaz de remover a camada de gordura que tem a função de proteção entre o ambiente e as camadas mais profundas da pele.  E mesmo com esses benefícios, você sabia que acaba sendo prejudicial? Isso mesmo, por se desenvolver na camada de gordura que proporciona a derme, o álcool diminui a umidade natural e contribui com a evaporação da água dos poros. Por conta disso, ao usar produtos que contém essa substância, seu cútis pode se tornar desidratado a longo prazo, ou seja, ressecado e até mesmo com descamações.

 

Então, é melhor produtos sem álcool?

Vai de cada pessoa e cada caso deve ser analisado de forma individual. Indivíduos que possuem peles sensíveis, maduras ou secas devem evitar produtos com etanol na fórmula. E fiquem atentos, pois na maioria dos produtos elas aparecem com o nome D álcool, álcool denat e álcool isopropílico, que são substâncias mais ofensivas, causando irritação e prejuízos.

Portanto, há produtos mais seguros, como a ação da água micelar. Ela é eficaz e chega nas camadas mais profundas da derme, além de remover impurezas sem causar irritação. Ainda possui a vantagem de tornar a rotina de beleza mais prática por reunir várias funções em uma única etapa.

 

Sair da versão mobile