Muita gente confunde pele seca com pele desidratada. Essas duas condições são totalmente diferentes. A pele seca é uma característica permanente, já a pele desidratada é um condição temporária, que pode acometer qualquer tipo de pele. Confira mais sobre o assunto e cuide ainda melhor da sua pele.
Pele seca
- É causada por falta de oleosidade na pele, o óleo produzido pelas glândulas sebáceas protege a pele.
- Pessoas com pele seca podem ser geneticamente predispostas.
- A pele seca “real” se manifesta em todas as épocas do ano e não apenas no rosto, mas em outras partes do corpo, como couro cabeludo, mãos ou pernas.
- A pele seca é mais propensa ao envelhecimento precoce.
- A pele seca carece de uma barreira protetora composta de óleo que pode levar à irritação quando a pele é exposta a ingredientes agressivos ou mudanças climáticas. Quando exposta ao sol, a perda de umidade é mais rápida.
Como tratar a pele seca
Na pele seca, o filme hidrolipídico não cumpriu seu papel. Há mais evaporação de água e não há lipídios suficientes na epiderme para absorver a umidade ou construir uma barreira forte de proteção contra fatores externos prejudiciais. A pele seca tende a ser hereditária. Também é mais comum em pessoas mais velhas porque, à medida que envelhecemos, nossa pele fica mais fina e perdemos estrogênio, fazendo com que a barreira lipídica diminua. Com a pele seca, os poros são menores e menos perceptíveis, a pele fica esticada principalmente após a limpeza, fica opaca e tem tendência a apresentar os sinais de envelhecimento mais rapidamente. Para melhor tratar a pele seca, é importante equilibrar os níveis de pH da pele e criar conforto. Isso pode ser feito por meio de produtos de limpeza cremosos, leitosos ou à base de óleo, toners hidratantes e soros à base de óleo.
Pele desidratada
- É causada por falta de água na pele.
- Qualquer pessoa pode desenvolver a pele desidratada. É formada a partir da perda de umidade devido ao uso produtos ou a fatores como o sol ou mudanças climáticas.
- A pele também pode ficar oleosa e seca ao mesmo tempo (conhecida como pele mista) ou pode ter acne.
- A pele constantemente desidratada pode formar células mortas que não se desprendem e podem causar o bloqueio dos poros.
Leia +
- 30 maneiras de praticar o autocuidado
- Água termal: o que é e como usar
- Como cuidar da pele durante a gravidez
Como tratar a pele desidratada
A pele desidratada ainda possui seu filme hidrolipídico. Qualquer ‘tipo’ de pele pode ser desidratado, incluindo pele seca ou oleosa. Quando a pele está desidratada, ela cria mais sebo (óleo) para compensar a umidade que falta. Isso pode causar textura áspera, coceira, descamação, vermelhidão, erupções, irritação e manchas secas. Existem vários fatores que podem causar a desidratação da pele, incluindo clima, estilo de vida, uso de produtos inadequados e dieta alimentar. Dependendo da causa, há muitas coisas que podem ser feitas para tratar essa condição, que consiste principalmente em adicionar água na pele tanto por via tópica quanto interna.
- Procure produtos com ácido hialurônico, pois ele pode conter até 1.000 vezes seu peso em água.
- Fique longe de álcool, café e alimentos salgados que desidratam a pele e adicione alimentos ricos em água, ácidos graxos e vitamina E, incluindo frutas vermelhas, salmão e abacate.
- Beba muita água.
Confira mais dicas no vídeo ⤵⤵⤵⤵