Como aumentar a absorção do creme facial

Aprenda truques que maximizam o desempenho dos dermocosméticos.

Você comprou um dermocosmético caro pensando que já fez sua parte e agora é a vez do creme fazer o que deveria fazer. No entanto, ainda resta algo e tem a ver com a forma como o creme é bem absorvido pela pele. Isso é igualmente importante para a eficácia real do produto, porque não importa o quão bom e eficaz seu creme possa ser, seus benefícios podem ser minimizados drasticamente se não puder ser bem absorvido pela pele.

Fatores que afetam o nível de absorção do seu creme

Existem vários fatores que podem afetar o nível de absorção de seu creme facial e incluem:

Vamos dar uma olhada em cada um desses fatores:

Consistência e textura

Os cremes faciais têm texturas e consistências diferentes, dependendo do tipo de pele para o qual são projetados, bem como das necessidades específicas da pele. Por exemplo, um creme facial para pele seca, desidratada ou madura possivelmente terá uma consistência mais rica que pode ser muito pesada para peles mais jovens ou pessoas com pele oleosa ou mista. Um creme que não é o certo para o seu tipo de pele pode não absorver bem e pode até provocar problemas como entupimento dos poros, manchas diversas e até acne.

Quantidade de creme

A capacidade das células da epiderme de absorver um produto cosmético não é ilimitada. Se, por exemplo, você usa mais creme para o rosto do que a sua pele precisa, o resto do creme ficará sobre a pele, dando-lhe uma sensação de desconforto. Essa sensação pode ser ainda pior para pessoas com pele oleosa, mista ou com tendência a acne. Mais creme do que o necessário também pode dificultar a aplicação da maquiagem.

A quantidade de creme facial de que você precisa depende da consistência do creme e das necessidades ou condições da sua pele. Use a quantidade de creme que sua pele precisa para ficar bem hidratada, protegida mas ao mesmo tempo leve.

Pele Esfoliada

Um dos fatores mais importantes que aumentam a absorção de seu creme facial é o quão bem esfoliada está sua pele. Células mortas, sujeira, poluentes e oleosidade se acumulam na superfície da pele e tornam muito mais difícil para seus produtos de cuidados da pele serem absorvidos e começarem a fazer seu trabalho. Portanto, mesmo se você estiver usando a quantidade certa de creme, não poderá desfrutar de todos os seus benefícios. Esfolie a pele regularmente e, se você tiver uma pele oleosa, mista ou com tendência a manchas, você precisa esfoliar com ainda mais frequência.

Forma de Aplicação

A maneira como você aplica os produtos na pele também influencia o quão bem eles são absorvidos. Deve-se evitar esfregar a pele com movimentos bruscos ou não espalhar o produto por todo o rosto de maneira uniforme.

Aplique o produto cobrindo toda a região do rosto massageando suavemente na pele. Esta massagem delicada também aumentará a microcirculação e facilitará a boa absorção do produto e a sensação de vitalidade e revitalização da pele.

Ordem de aplicação

A ordem pela qual você aplica os produtos faciais na pele precisa seguir algumas regras específicas. Por exemplo, você não deve usar óleos faciais primeiro, porque eles dificultam a absorção do restante dos produtos.  Lembre-se de iniciar a aplicação com produtos de textura mais leve, como soros ou loções, e continue com produtos de consistência mais espessa, como cremes e hidratantes.

Tempo de Absorção

A absorção leva um pouco de tempo. Antes de usar o próximo produto, certifique-se de que o anterior foi bem absorvido pela pele. Borrife um pouco de água termal na pele antes de começar a aplicar camadas para aumentar a absorção e dar uma leve sensação refrescante. Aumentar a absorção do seu creme facial, pode maximizar a sua eficácia e tornar a sua pele mais energizada e rejuvenescida.

Sair da versão mobile