Saiba a diferença entre nutrição e hidratação da pele

Foto: Unsplash.

Quando o assunto é nutrição e hidratação, muita gente se confunde com o real significado de cada termo. Uma pele hidratada necessariamente estará bem nutrida? Saiba que há diferença, sim. A hidratação está relacionada à presença da água no tecido epitelial, enquanto a nutrição diz respeito às vitaminas que a pele necessita.

Nutrição x hidratação

Nutrição

A nutrição de pele pode ser feita ao se ingerir alimentos ricos em vitaminas E e C, por exemplo, que são mais efetivos. Essas vitaminas são poderosos antioxidantes, porque destroem os radicais livres, moléculas nocivas que degradam as células e provocam o envelhecimento da pele. A vitamina E reforça a estrutura natural da pele e a C é a responsável pela construção do colágeno, que mantém a firmeza.

Além disso, atualmente, o mercado de beleza e cosméticos oferece produtos que possuem vitamina E e C. A aplicação tópica permite resultados mais visíveis se comparada ao consumo de frutas ou à suplementação oral.

 

Foto: Unsplash.

Hidratação

Assim como a nutrição de pele, a hidratação também pode (e deve) ser de dentro para fora. É importante beber pelo menos um litro de água por dia, pois todas as células do corpo precisam dela. É a água que limpa as toxinas, devolve nutrientes à pele e ainda mantém o aspecto suave. E o ideal é complementar a hidratação com alimentos que contenham bastante água, como frutas, legumes e verduras.

Outras formas de manter a umidade natural e evitar o ressecamento da pele são banhos mais mornos e usar hidratante. A loção hidratante deve ser aplicada diariamente logo após o banho para ter melhores efeitos. Nada de preguiça, porque é ele que devolve água e nutrientes para a pele!

 

Fonte: Mulher.

Sair da versão mobile