5 Dicas para reduzir linhas de expressão

Aprenda como melhorar o aspecto da pele com atitudes simples

Foto: Unsplash

As temidas linhas de expressão chegam para todos, cedo ou tarde. Suas causas principais são a exposição ao sol sem proteção, hábitos alimentares nocivos, expressões faciais recorrentes e, é claro, o envelhecimento natural da pele, que ocorre com mais intensidade a partir dos 30 anos, quando a pele passa a perder colágeno e tecido fibroso.

Testa e regiões ao redor dos olhos e da boca são as mais afetadas pelas linhas de expressão, e os risquinhos e riscões cutâneos que aparecem não são exatamente festejados, né? Para lidar com eles, o primeiro passo é se disciplinar e aplicar os produtos necessários na pele do rosto todos os dias.

1 – Usar protetor solar diariamente

Além de serem os principais causadores do câncer de pele, os raios ultravioletas são oxidantes celulares responsáveis pela perda de colágeno e pela alteração elástica da pele, o que leva ao seu envelhecimento precoce. Resultado: linhas de expressão por todo o rosto.

Para evitar esta ação, use filtro solar todos os dias do ano. Mesmo no inverno, mesmo que esteja nublado e chovendo, os raios UVA e UVB atravessam as nuvens e atingem as partes expostas do corpo sem a menor cerimônia – rosto, colo e mãos, principalmente. O ideal é aplicar o filtro solar adequado para sua pele de manhã e reaplicá-lo no começo da tarde.

2 – Aplicar cremes de tratamento específicos para o rosto duas vezes ao dia

Até os 30 anos, o organismo repõe a perda natural de colágeno da pele com tranquilidade. Por isso, bons cremes hidratantes com vitaminas, retinol e DMAE são suficientes para prevenir as linhas de expressão.

Desta idade em diante, porém, o corpo passa a não dar conta da reposição, e há uma perda de 1% do colágeno da pele por ano. Aí entram os cremes de tratamento específicos para o rosto, com o reforço de ácidos (hialurônico e glicólico, por exemplo), alfa-hidroxiácidos e polipeptídeos, entre outros princípios ativos.

Tanto o hidratante quanto os cremes de tratamento devem ser aplicados duas vezes ao dia: pela manhã e antes de dormir, durante as rotinas de limpeza.

3 – Reduzir o consumo de açúcar refinado

O açúcar refinado causa a degradação da produção de colágeno da pele (e não traz nenhum benefício para a saúde, para falar a verdade). A consequência disso você já sabe: envelhecimento precoce e linhas de expressão. Se possível, corte-o de sua alimentação.

4 – Maneirar nas caras e bocas

Franzir a testa, fazer movimentos muito amplos com a boca (enquanto lê, por exemplo), forçar os lábios para baixo para demonstrar insatisfação ou tristeza são alguns dos movimentos repetitivos da face que mais causam linhas de expressão. Policie-se em relação a eles. Se perceber que anda fazendo muito algum (ou alguns) dos movimentos, tente se reeducar para diminuir sua frequência.

5 – Proteger os olhos com óculos (de sol e de grau)

Foto: Unsplash

Um movimento repetitivo da face muito comum é o espremer dos olhos. Ele normalmente tem dois motivos:

– Ajustar o ângulo de visão, ou seja, enxergar melhor – quando há um problema de vista não corrigido com óculos ou lentes de contato de grau;

– Proteger os olhos da claridade – seja da luz do sol ou de seu reflexo em uma superfície.

Em ambos os casos, esse movimento ajuda a causar ou reforçar as linhas de expressão ao redor dos olhos.

A solução é simples: usar óculos. Para o primeiro caso, passe por uma consulta com um/a oftalmologista e mande fazer as lentes necessárias. Para o segundo, compre óculos escuros de boa qualidade e os use sempre que estiver claro para o seu grau de sensibilidade ocular.

Fonte: M de Mulher.

Sair da versão mobile