O cuidado com a pele começa por passos mais simples. O primeiro deles é reconhecer seu tipo de pele e o que vai determinar quais ativos você deve usar, ou como escolher o produto certo para que sua pele funcione bem e esteja sempre equilibrada.
Mas qual a diferença entre pele sensível e sensibilizada?
Existe uma diferença, a pele sensível é uma condição permanente, já a pele sensibilizada consiste em um estado temporário, pois a pele fica mais sensível do que o normal. Vamos entender?
Pele sensível: pode sofrer de alergias e irritações causadas pelo uso de cosméticos inadequados, alguma maquiagem ou até mesmo outros fatores que não causariam reações em uma pele de outro tipo. Além de ter uma composição mais fina do que as peles ‘normais’, ou seja, uma barreira cutânea mais frágil.
Pele sensibilizada: o problema desse fator é causado por questões externas, como excesso de produtos de skincare, banhos quentes, exagero na remoção da oleosidade e procedimentos estéticos, que afetam a barreira cutânea da pele. Isso pode influenciar, causando reações de vermelhidão, descamação, ardência, entre outros.
Cuidados:
- Pele sensível: beber água, já que a falta de hidratação sensibiliza a pele. Tire da sua rotina os produtos com concentração de ácidos muito altos. Opte por um sabonete e hidratante facial que tenha indicação par peles sensíveis e que tenham ação reparadora e hidratante para a pele;
- Pele sensibilizada: não utilize produtos que causem irritação ou desconforto na pele. Evite banhos muito quentes, isso tende deixar a pele mais sensibilizada. Não faça uso de nenhum ácido enquanto a pele estiver sensibilizada. Aposte em produtos que não agridam e use filtro solar pra evitar futuras manchas.
Em ambos os casos faça um acompanhamento com sua esteticista ou dermatologista, que irão ajudar a fazer os tratamentos ideais e indicar a melhor rotina de skincare para a sua pele.