Como aumentar a produção de colágeno?

Você pode estimular o seu corpo a produzi-lo. Saiba mais.

Foto: Unsplash.

O

colágeno é uma proteína que está presente em muitas partes do corpo: ligamentos, cartilagens, tendões e gordura, entre outros. Ele confere firmeza e elasticidade à pele, e também é fundamental na manutenção da estrutura óssea.

As células corporais possuem aspecto jovial quando os níveis de colágeno estão normais. Com o passar dos anos, a taxa de produção de colágeno do organismo diminui, mas é possível estimular sua produção por meio de hábitos saudáveis.

Alimentos ricos em vitamina C

A vitamina C é fundamental para a síntese do ácido hialurônico e do colágeno. O ácido hialurônico acelera o tempo de recuperação de feridas e alivia dores nas articulações. Mas sem níveis adequados de vitamina C, o organismo não ganha o benefício total de alimentos que contêm ácido hialurônico. O ácido hialurônico é encontrado naturalmente no corpo, mas diminui à medida que envelhecemos. Comer alimentos ricos em vitamina C e aminoácidos pode aumentar os níveis de ácido hialurônico e colágeno. Alimentos como laranja, pimenta-vermelha, couve, brócolis e kiwi são ricos em vitamina C.

Babosa

O gel de aloe vera tem sido usado por muito tempo para curar feridas e queimaduras, pois ele aumenta a produção de colágeno das células quando aplicado topicamente ou tomado via oral. Um estudo concluiu que tomar um suplemento oral de aloe vera melhora a qualidade da pele.

Ginseng

Os efeitos anti-envelhecimento da planta Panax ginseng também se devem à sua propriedade de aumentar a produção de colágeno no organismo. Estudos mostraram que o ginseng protege a pele contra os raios UVB do sol. Os antioxidantes que são liberados na corrente sanguínea após a ingestão de um suplemento de ginseng ou de seu chá protegem as células saudáveis ​​e deixem a pele brilhante.

Coentro

O coentro também é um alimento rico em vitamina C que ajuda a aumentar a produção de colágeno. Ele contém ácido linolênico, que tem sido associado a efeitos anti-envelhecimento na pele, pois fornece antioxidantes que combatem os radicais livres na corrente sanguínea.

As algas contêm substâncias que combatem a oxidação da pele e ajudam a manter a elasticidade e a produção de colágeno. Se você não tem o costume de incluir algas em suas receitas, é possível se beneficiar delas por meio da ingestão de suplementos.

O que levar em conta

Foto: Unsplash.

Se você está tentando fazer com que sua pele pareça mais jovem e saudável, certifique-se de não se expor de modo exagerado ao sol ou em uma cama de bronzeamento artificial. Fumar também pode causar envelhecimento precoce.

Embora uma aparência jovem seja altamente valorizada, a beleza não é apenas superficial. A pele saudável é um bom indicador de como o resto do seu corpo está se sentindo. Não há como reverter completamente os sinais de envelhecimento. É muito mais fácil proteger sua pele enquanto está saudável do que tentar consertá-la mais tarde. Aumentar a produção de colágeno naturalmente com alimentos saudáveis melhora não só a aparência, mas a saúde de modo geral.

Fonte: eCycle.

Sair da versão mobile