Câncer de mama e autoestima: como manter saúde emocional

Como ajudar mulheres a lidar com as mudanças do corpo durante o tratamento de câncer de mama.

Um diagnóstico de câncer de mama geralmente significa um turbilhão de mudanças e desafios inesperados, incluindo efeitos adversos do tratamento de curto ou longo prazo na paciente. Alguns desses efeitos adversos do tratamento incluem perda de cabelo, fadiga, alterações de peso e até mesmo a perda da mama. Essas mudanças físicas podem afetar a maneira como a mulheres se sentem em relação à sua aparência e imagem corporal.

Autoestima

A autoestima é definida como a confiança no valor ou nas habilidades de alguém e é um dos muitos aspectos da vida da paciente afetado pelo tratamento do câncer de mama. A autoestima pode ser alta ou baixa e, para pacientes com câncer, é importante manter sua autoestima mais próxima do limite superior do que do nível inferior. A baixa autoestima está associada a pacientes que apresentam mais sintomas depressivos e têm menor suporte social. Quando as pacientes se olham no espelho, querem ficar felizes e orgulhosas com a aparência que veem, mas isso nem sempre acontece durante um tratamento de câncer de mama. O apoio é necessário durante os momentos em que as pacientes não se sentem bem, especialmente quando as mudanças em seus corpos começam bem diante de seus olhos.

Apoio externo

Aqui estão algumas dicas de como você pode auxiliar uma familiar ou amiga que esteja em tratamento de câncer de mama:

Leia também:

Incentivo

A apresentadora do Globo Esporte Alice Bastos, deu um grande exemplo e serviu de incentivo para muitas mulheres em tratamento de câncer de mama. Alice dispensou a peruca desde o último dia 1 de outubro e sua atitude chamou atenção nas redes sociais. Confira o vídeo abaixo e saiba mais sobre essa bela história!

Lembre-se sempre: você é única!

Sair da versão mobile