A pele acneica possui características singulares, quem a possui apresenta poros dilatados, textura irregular, oleosidade excessiva e a predisposição na formação de acne e comedões. Sem contar no aspecto gorduroso.
É comumente associada ao período da puberdade, e acomete tanto homens quanto mulheres. Alguns fatores que contribuem para acne se manifestarem são o estresse emocional, predisposição genética e hábitos cotidianos como falta de proteção ao se expor aos raios solares, utilizar remédios com corticoides também.
Para saber se esse é, de fato, seu tipo de pele é preciso averiguar o motivo. O ideal é procurar um profissional de sua confiança para uma avaliação.
Estresse emocional, falta de protetor solar e utilização de corticoides figuram na lista dos motivos que agravam a situação de uma pele acneica.
Como tratar essa pele
Criar uma rotina com os produtos corretos é muito importante, ajudam a evitar inclusive possíveis danos à pele e cicatrizes. Higienizá-la é o primeiro passo. Ao escolher, junto do profissional, quais os itens que irão compor sua rotina de beleza, prefira opções antiacne e com toque seco.
Os dermocosméticos são aliados pois ajudam a controlar a proliferação de bactérias, a produção de sebo e na diminuição dos poros dilatados, evitando o surgimento das acnes. E não tenha receio de hidratar a pele, esse é um passo essencial para a saúde de todos os tipos de pele.
É necessário seguir a rotina para manter a pele saudável e longe das acnes, cuidar da alimentação é uma das maneiras, cuidado com alimentos ricos em gordura, açúcar, lactose e farinha branca.
A prática de esportes é válida, pois aumentam a circulação sanguínea, diminui o nível de cortisol e garante um boa noite de sono, o que reflete na pele. Um investimento que ajuda na autoestima e também na qualidade de vida.
Gostou do conteúdo? Conheça nosso canal do YouTube. Lá você encontra diversas dicas sobre cuidados com a pele. Quer saber mais? Então siga nosso Instagram e Facebook e cuide do seu bem-estar todos os dias!