O que é insolação?
A insolação acontece quando uma pessoa fica exposta a altas temperaturas por um longo período de tempo ou participa de uma atividade física em altas temperaturas, o que faz com que a temperatura corporal chegue a 40°C ou mais. A insolação é a forma mais grave de lesão por calor e é considerada uma emergência médica. A insolação grave pode causar danos aos órgãos e até a morte.
Sintomas da insolação
Os sinais e sintomas de insolação incluem:
- Dor de cabeça latejante
- Tonturas
- Falta de suor apesar do calor
- Pele vermelha, quente e seca
- Fraqueza muscular ou cãibras
- Náusea e vômito
- Batimento cardíaco rápido, que pode ser forte ou fraco
- Respiração rápida e superficial
- Mudanças comportamentais, como confusão, desorientação ou desconcerto
- Convulsões
- Inconsciência
Primeiros socorros para insolação
Há algumas coisas que você precisa fazer se suspeitar ter excedido a exposição ao sol. As dicas a seguir sobre como tratar os sintomas devem ser muito úteis na tentativa de evitar que a exaustão por calor se transforme em insolação. Procure auxílio médico imediatamente em caso de agravação dos sintomas.
- Saia rapidamente do calor e vá para um local fresco. Se o ar condicionado não estiver disponível, pelo menos vá para a sombra.
- Deite-se, eleve as pernas e os pés para que o sangue comece a fluir para o coração.
- Remova qualquer roupa apertada ou extra.
- Mergulhe algumas toalhas em água fria e aplique-as na pele.
- Tome um banho frio.
- Beba água. Não ingira bebidas esportivas. Não tome bebidas com cafeína ou alcoólicas.
Fique esperta contra o sol
Fique segura e evite insolação com as seguintes medidas:
- Use roupas leves, largas e de cores claras para permitir que seu corpo esfrie adequadamente. O algodão é melhor porque permite que o ar passe e o suor evapore.
- Use um chapéu de aba larga. Sua cabeça é especialmente sensível ao calor.
- Use um protetor solar com FPS 30 ou mais para evitar queimaduras solares. As queimaduras de sol afetam a maneira como o corpo esfria.
- Limite a sua exposição ao sol durante os momentos mais quente do dia (entre as 10h00 e as 16h00).
- Beba muita água, especialmente se você passar muito tempo ao sol ou em um ambiente quente. Não espere até sentir sede. Beba mais água do que o necessário, principalmente se estiver suando, para evitar a desidratação. Geralmente, é recomendável beber pelo menos oito copos de água por dia.
- Evite atividades agitadas e intensas quando estiver quente ou úmido. Programe atividades ao ar livre para os momentos mais frescos do dia (de manhã cedo ou após o pôr do sol). Se você precisa ser ativo durante o dia, não exagere e mantenha um ritmo que permita que seu corpo se adapte ao calor.
- Aumente a ingestão de líquidos e faça pausas na sombra.
- Melhore a circulação do ar interno: abra as janelas, use um ventilador ou instale um ar condicionado.
- Reduza a ingestão de álcool e cafeína, pois essas substâncias fazem com que você perca mais líquidos do que consome, o que pode piorar as doenças relacionadas ao calor.
Cuide-se. Você é única.