O microagulhamento, também conhecido como indução percutânea de colágeno, foi descrito pela primeira vez na literatura em 1995. Nos últimos anos, a técnica não só ganhou aceitação, mas parece ter garantido um lugar ao lado de tratamentos convencionais projetados para melhorar a condição e a aparência da pele.
Como funciona o microagulhamento?
Se você não é fã do termo microagulha, talvez se sinta mais confortável com este: terapia de indução de colágeno. É um tratamento minimamente invasivo que os dermatologistas e esteticistas vêm usando há anos para tratar cicatrizes faciais, mas recentemente se tornou popular como um tratamento anti-envelhecimento. O microagulhamento envolve usar dispositivo com várias agulhas sobre a pele, fazendo centenas de orifícios minúsculos e rasos na superfície da pele.
Embora a ideia de ser perfurada por centenas de pequenas agulhas possa não parecer muito atraente, esse tratamento pode realmente fazer maravilhas pela sua pele. As agulhas criam micro-lesões que levam a pele a iniciar o processo natural de cicatrização que começa com a produção de colágeno. Conforme sua pele produz mais colágeno, você descobrirá que linhas finas se preenchem e as rugas se tornam menos visíveis. A sua pele ficará mais vistosa e saudável, dando-lhe um brilho jovem.
Além de aumentar a produção de colágeno para benefícios anti-envelhecimento, o microagulhamento também pode atenuar cicatrizes de acne, estrias e cicatrizes cirúrgicas, além de melhorar o tom e a textura geral da pele. Pode ajudar a reduzir o aparecimento de manchas senis e também poros dilatados. Embora seja uma técnica usada principalmente no rosto, também pode ser feita em outras áreas do corpo.
Benefícios do microagulhamento
O microagulhamento pode ajudar com problemas como:
- Acne
- Queda de cabelo (também chamada de alopecia )
- Manchas escuras ou manchas na pele (hiperpigmentação)
- Poros grandes
- Elasticidade da pele reduzida
- Cicatrizes
- Estrias
- Dano solar
- Linhas finas e rugas
Os prós e contras do microagulhamento
Além de estimular o corpo a produzir novo colágeno e elastina, o microagulhamento também pode fornecer um meio de fazer com que os produtos terapêuticos atravessem a barreira da pele, onde podem funcionar com mais eficiência. Este não é apenas um benefício do microagulhamento, mas também um cuidado. A aplicação de substâncias potencialmente tóxicas na pele com microagulhas pode permitir que sejam absorvidas por todo o corpo e causar reações prejudiciais, portanto, certifique-se de fazer esse tratamento com profissionais qualificados e usando produtos adequados.
No geral, os tratamentos com microagulhamento são considerados muito seguros, e há poucos relatos de eventos adversos relacionados à prática. Também é bem tolerado pela maioria dos tipos de pele, incluindo pele mais escura. O microagulhamento pode ser desconfortável, então seu médico ou esteticista pode aplicar um anestésico tópico antes do tratamento.
Microagulhamento não é uma solução rápida. Mudanças proporcionadas pelo microagulhamento levam tempo, porque seu corpo está realmente se reparando e criando novos tecidos. A maioria das pessoas também precisará de uma série de sessões, normalmente pelo menos duas ou três, mas potencialmente até seis, com intervalos de quatro a seis semanas, para obter o resultado desejado.