Antes de sair por aí experimentando todos os cremes no seu rosto, é indispensável saber qual o tipo da sua pele para evitar resultados desagradáveis, afinal, cada uma possui características que necessitam de cuidados específicos que vão desde a limpeza até a hidratação.
Qual o cuidado ideal para sua pele? Acompanhe o texto e arrase no skincare diário.
Existem cinco tipos de pele mais comuns: as normais, as secas, as oleosas, as mistas e as sensíveis. O tipo de pele é determinado pela genética, mas o estado da pele pode variar – e muito – de acordo com fatores internos e externos aos quais estamos expostos. Quer entender melhor sobre os diferentes tipos de pele e as características específicas de cada um?
Tipo de pele Normal
Sem excesso de oleosidade ou ressecamento, a pele normal normalmente possui poros pequenos, o que confere à pele uma textura fina, macia e aveludada. E os benefícios desse tipo de pele não param aí, por possuir a quantidade de hidratação e oleosidade em perfeito balanceamento, a pele normal exige menos cuidados por estar livre de manchas e espinhas.
Como identificar uma pele normal? O termo científico para pele saudável é eudérmica e esse tipo de pele normalmente têm poros finos, textura aveludada e cor uniforme sem a apresentação de manchas.
Uma pele maravilhosa dessas precisa de poucos cuidados, mas, nossas dicas de ouro são:
- Nunca durma com maquiagem;
- Mantenha uma boa alimentação balanceada;
- Beba e muita água!
Tipo de pele oleosa
A pele oleosa é o tipo mais comum entre os brasileiros de todas as idades e tem essa característica devido a alta produção de sebo pelas glândulas sebáceas. E quem sofre com a oleosidade na pele sabe bem que é preciso redobrar os cuidados com o rosto para prevenir o entupimento dos poros e as inflamações como cravos e espinhas.
Outra característica da pele oleosa são os poros dilatados. Isso acontece porque o excesso de oleosidade fica acumulado no interior dos poros, fazendo com que eles fiquem mais dilatados e, portanto, mais visíveis.
Como saber se minha pele é oleosa ou não? As principais características da pele com oleosidade excessiva é o brilho intenso, alta umidade e sensação pegajosa, poros abertos e irregulares, além da tendência ao aparecimento de acnes.
Água fria, hidratação e outros cuidados mantém a pele oleosa com um aspecto muito mais saudável.
- Utilize sabonetes à base de ácido salicílico e enxofre;
- Prefira lavar o rosto com água fria para ajudar a fechar os poros;
- Mantenha distância de cremes que contenham em sua composição nutrientes como aveia, ureia, própolis e semente de uva, pois eles aumentam ainda mais a oleosidade da pele;
- Use filtro solar diariamente, até nos dias mais nublados!;
- Prefira os cosméticos oil-free, que são livres de óleo.
Tipo de pele mista
Nem oleosa, nem seca. A pele mista combina oleosidade na zona T (testa, nariz e queixo) com regiões normais ou secas, que podem inclusive ter facilidade para irritação e/ou descamação. Quem tem esse tipo de pele precisa investir em produtos com dupla ação: hidratante nas partes secas ou normais e que ajude a controlar a oleosidade das outras áreas.
Não sabe dizer se tem pele mista ou não? Esse tipo de pele tem as áreas da testa, queixo e nariz com características oleosas, poros dilatados na região e podem apresentar a formação de cravos. Já na área das bochechas a pele pode variar entre normal e seca.
Os cuidados com a pele mista são bem parecidos com a pele oleosa, mas é sempre bom relembrar.
- Lave o rosto pelo menos duas vezes ao dia;
- Prefira produtos de base natural, em gel, loção ou espuma;
- Utilize hidratantes e filtro solar oil free, livres de óleo.
Tipo de pele seca
Incapazes de reter água no volume necessário, esse tipo de pele normalmente tem poros poucos visíveis, pouca luminosidade e, dependendo dos fatores externos aos quais são expostos, pode estar mais propensa a vermelhidão e descamação da pele.
A menopausa e alguns fatores genéticos ou hormonais como problemas de tireóide podem ser responsáveis pela pele seca, mas o tempo frio e seco, o vento e a radiação ultravioleta também contribuem para o ressecamento da pele. Esses fatores externos nós não podemos controlar, mas outros tantos conseguimos. Evite os banhos muito quentes ou demorados, pois esses hábitos também podem contribuir para o ressecamento da pele.
É significativamente maior o número de mulheres que sofrem com a pele seca do que homens. E temos outra má notícia para dar: todas as peles ficam mais ressecadas com o envelhecimento. Por isso, para manter a pele mais jovem, cuide bem da sua pele e mantenha-a sempre hidratada.
Como identificar a pele seca? Essa pele geralmente tem aspecto áspero e sem brilho, além de craquelar e ter tendência ao ressecamento.
Hidratação é palavra de ordem quando falamos de pele seca, mas outros cuidados também devem ser levados em conta.
- Procure utilizar sabonetes com hidratantes;
- Fuja dos produtos esfoliantes ou que contenham álcool;
- Use e abuse dos cremes hidratantes;
- Evite os banhos quentes e muito demorados;
- Utilize filtro solar diariamente;
- Prefira produtos específicos para o seu tipo de pele;
- Faça da água termal a sua melhor amiga, ela é uma ótima opção para hidratar o rosto ao longo do dia.
Tipo de pele sensível
Conhecida também como reativa, a pele seca é mais intolerante aos estímulos e propensa a reagir, podendo apresentar sensações de desconforto, coceira, repuxamento ou irritação. A pele sensível ainda pode responder de forma negativa a mudanças bruscas de temperatura, a ingestão de bebidas alcoólicas ou alimentos muito condimentados, assim como diversos tipos de substâncias.
A hipersensibilidade da pele pode se manifestar em diferentes graus e gerar problemas de pele distintos. Desde um estado passageiro de sensibilidade até um caso mais crônico como a rosácea. Por isso, é sempre bom procurar um dermatologista para fazer a análise de indicar os dermocosméticos ideais para cada caso.
A pele sensível precisa de cuidados especiais durante a rotina de beleza, por isso é importante redobrar a atenção. Dá só uma olhada!
- Use produtos próprios para peles sensíveis, de preferência, sem fragrâncias;
- Evite banhos quentes demorados;
- Passe filtro solar diariamente, até nos dias sem sol;
- Cremes hidratantes devem fazer parte da sua rotina, mas opte por produtos específicos para o seu tipo de pele;
- Utilize sabonetes neutros, sem fragrâncias, álcool, parabeno ou qualquer outro tipo de substância que possa ser reativa.
Cuidados de beleza básicos para todos os tipos de pele
Criar hábitos saudáveis de cuidado com a beleza vai muito além de usar aquele creminho milagroso. Beber bastante água, ter uma alimentação saudável e variada, uso de filtro solar e praticar esportes são indispensáveis para quem quer ter uma pele bonita e saudável, não importa o tipo de pele que você tem.
Beba muita água!
Ok, você pode até ter cansado de tanto escutar isso. Mas essa é a regra universal da pele saudável. Não adianta passar um monte de hidratante do lado de fora da pele se o lado de dentro não estiver hidratado.
Use protetor solar diariamente
Os raios UVA chegam 100% diretamente na pele, o que pode causar envelhecimento precoce da pele. Ele também é importante na prevenção de doenças como o câncer de pele.
Tônico facial é tão importante quanto o hidratante
Você sabia que limpar a pele com água e sabonete remove apenas 60% da sujeira, mas é o tônico facial responsável por desobstruir os poros e garantir o tônus da pele? Agora que já sabemos do poder do tônico facial, não deixe ele de fora da sua rotina de beleza.
Hidrate o rosto
Todas os tipos de pele devem ser hidratados. E mesmo quem sofre com a pele oleosa, não deve deixar essa etapa de fora dos cuidados de beleza diários. Lembrem-se o que falamos acima: todos os tipos de pele passam a ficar mais ressecada com o passar do tempo. Limpe, tonifique e hidrate a pele diariamente!
Fonte: Namu.