Um longo banho quente é um dos pequenos prazeres da vida. Mas será que água em alta temperatura faz bem para a pele?
A água quente irrita a pele
Muitas pessoas gostam de tomar longos banhos quentes ao acordar ou como uma maneira de relaxar no final do dia. Infelizmente, quanto mais quente estiver a água, mais prejudicial será, já que a água quente interfere na composição natural da pele de forma muito agressiva.
Por mais difícil que seja abandonar os banhos quentes, tomar banhos mais curtos e mornos é uma das melhores práticas de beleza que você pode fazer para manter a pele saudável.
Envelhecimento precoce
Lavar o rosto com água quente o deixa seco, também faz com que a pele envelheça mais rápido. Isso ocorre porque a produção de colágeno e a oleosidade natural da pele ficam comprometidas, levando à formação de linhas finas e outros sinais de envelhecimento. Portanto, lavar o rosto com água quente coloca você em risco de ter rugas muito mais cedo.
Outra questão a ser considerada é que os poros são sensíveis a temperaturas extremas. Quando usamos água muito quente para lavar o rosto, podemos acabar provocando leve queimaduras na pele. Isso pode resultar em manchas vermelhas e extrema sensibilidade na pele do rosto e no corpo em geral. Além disso, uma vez que os poros são afetados negativamente, a pele pode ficar com aparência opaca, seca, com poros grandes e visíveis.
Temperatura ideal da água para lavar o rosto
Água fria é a mais adequada para lavar o rosto, pois remove a sujeira e as impurezas sem o risco de provocar danos. Crie o hábito de lavar o rosto na pia com água fria antes do banho. Inverter o processo, ou seja, lavar depois do banho, pode causar choque térmico, o que também é prejudicial à pele.